Mundo

Cientistas encontram possível entrada secreta nas pirâmides de Gizé

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 11-11-2025

Uma equipa de arqueólogos egípcios e alemães identificou duas cavidades misteriosas no lado leste da Pirâmide de Miquerinos, a mais pequena das três famosas pirâmides do Planalto de Gizé.

A descoberta sugere a possibilidade de uma segunda entrada no monumento de 4.000 anos, segundo estudo publicado na edição de outubro da revista NDT & E International.

Construída durante o reinado do faraó Miquerinos (c. 2490–2472 a.C.), a pirâmide possuía originalmente cerca de 65 metros de altura. Até hoje, a entrada principal conhecida situa-se na face norte, como acontece com a maioria das pirâmides do Império Antigo. No entanto, os arqueólogos sempre se intrigaram com o lado leste, onde uma secção de blocos de calcário extremamente polidos sugere algo incomum.

PUBLICIDADE

“As pedras são notavelmente polidas numa área com cerca de quatro metros de altura por seis metros de largura”, afirmou a equipa de investigação, destacando que pedras tão lisas só se encontram na entrada principal conhecida da pirâmide. Essa característica despertou a hipótese de que outra entrada poderia estar escondida sob a superfície.

Em 2019, o investigador independente Stijn van den Hoven sugeriu que uma passagem oculta poderia existir nessa área. Para testar a teoria, cientistas da Universidade do Cairo e da Universidade Técnica de Munique, no âmbito do projeto Scan Pyramids, realizaram levantamentos não invasivos ao longo de três anos, incluindo resistividade elétrica, radar de penetração no solo e testes ultrassónicos.

Os estudos revelaram duas cavidades adjacentes atrás da face leste da pirâmide: uma com aproximadamente 1,4 metros de profundidade e outra com 1,13 metros. Embora a função exata dessas cavidades ainda seja desconhecida, a descoberta reforça a hipótese de van den Hoven e pode indicar a existência de uma câmara ou passagem até então desconhecida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE