O matcha, o popular pó de chá verde japonês que conquistou as redes sociais e influenciadores do Ocidente, está sob suspeita de causar queda de cabelo em algumas pessoas. Mulheres nas redes sociais relataram notar perda de cabelo após iniciar o consumo regular da bebida.
Segundo especialistas, a explicação pode estar na alta concentração de taninos presentes no matcha. “Os taninos podem ligar-se ao ferro e reduzir a capacidade do organismo de o absorver. Com o tempo, isto pode levar a deficiência de ferro, uma causa conhecida de queda de cabelo”, explicou Stephanie Schiff, nutricionista do Northwell Huntington Hospital, ao New York Post.
A cafeína contida no matcha também pode contribuir para o problema. Uma porção de até dois gramas pode conter cerca de 80 miligramas de cafeína, mais do que a maioria dos chás verdes. “A ingestão elevada de cafeína pode aumentar hormonas do stress, o que em algumas pessoas pode desencadear queda de cabelo temporária”, disse Amy Shapiro, fundadora da Real Nutrition.
PUBLICIDADE
Apesar dos riscos, o consumo moderado de uma a duas chávenas por dia é considerado seguro para a maioria das pessoas. Grupos de maior risco incluem indivíduos com baixos níveis de ferro, mulheres com menstruação intensa, pessoas com certas condições intestinais ou dietas veganas.
Para minimizar os efeitos adversos, os especialistas recomendam evitar consumir matcha junto de alimentos ricos em ferro vegetal, como espinafres ou tofu, e combinar fontes de ferro com vitamina C para melhorar a absorção.
Além da queda de cabelo, o consumo excessivo pode causar náuseas, palpitações, ansiedade e até problemas hepáticos, especialmente quando consumido em doses elevadas ou como extratos concentrados.
Apesar disso, o matcha mantém benefícios para a saúde, incluindo aumento da concentração, melhor controlo do açúcar no sangue e fortes propriedades antioxidantes, desde que consumido com moderação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
