Penacova celebra os sabores da região com a edição de inverno do festival gastronómico “Sabores da Terra”, que envolve 16 restaurantes do concelho e se prolonga até ao final de dezembro.
Entre as iguarias em destaque estão o arroz de míscaros, o serrabulho, o cabrito e a chanfana, pratos tradicionais que prometem aquecer o paladar dos visitantes.
Organizado pela Câmara de Penacova, com o apoio dos restaurantes aderentes, o festival tem como objetivo promover a cozinha tradicional local, “aliando aromas e memórias numa compilação de sabor e prazer da boa mesa da nossa região”, segundo a autarquia.
PUBLICIDADE
Participam no evento os restaurantes: Bar do Reconquinho, Bela Vista, Campestre, Côta D’Azenha, El Sonho, Hotel Rural Quinta da Conchada, Leitão do Aires, Lírios Bar, Mondego, O Cantinho, O Casimiro, O Cortiço, Panorâmico: Visão e Sabor, Portas da Serra, O Vimieiro e Tasquinha do Clides.
“Cada prato convida a descobrir tradições, aromas e sabores que refletem a identidade da região, proporcionando uma viagem única pelo melhor da restauração do concelho de Penacova”, sublinha a organização.
O presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, realça que “são quatro pratos da nossa cozinha tradicional que nos aquecem a alma! Receitas que passaram de geração em geração e que encaixam bem nesta época do ano em que as baixas temperaturas convidam a refeições mais quentes e prolongadas. A elevada participação dos restaurantes prova que o setor está recetivo a eventos que dinamizem a nossa rica gastronomia”.
Para garantir a disponibilidade dos pratos, cada restaurante compromete-se a servir pelo menos dois dos quatro pratos tradicionais. A organização aconselha, no entanto, a reserva antecipada para assegurar lugar e escolha da iguaria preferida.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
