Primeira Página

Semana de tempestade em Coimbra? Culpa da Cláudia e do seu mau humor

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 10-11-2025

Imagem: depositphotos.com

Depois da trovoada na semana passada e da primeira queda de neve na Serra da Estrela, o estado do tempo em Portugal vai voltar a mudar.

A depressão Cláudia vai trazer chuva e vento a várias regiões do país a partir desta terça-feira, prolongando-se pelo menos até ao fim de semana, indica a SIC.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto e Braga estarão sob aviso amarelo devido à precipitação, assim como Leiria, Aveiro e Coimbra, onde o alerta se deve à agitação marítima. As ilhas da Madeira e dos Açores também não escapam: na Madeira, estão previstas chuvas fortes e trovoadas sobretudo na quarta-feira, enquanto nos Açores o aviso amarelo vigora até terça-feira às 7:00.

PUBLICIDADE

Segundo Jorge Ponte, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “estamos a falar de uma vasta região depressionária no Atlântico Norte com vários núcleos, que se vai gradualmente aproximar à Península Ibérica a partir de terça-feira”. Apesar da mudança do tempo, as temperaturas não deverão sofrer alterações significativas, com máximas entre 20 e 22 °C e mínimas entre 8 e 13 °C.

A chuva vai começar no Minho já na terça-feira, tornando-se mais generalizada a partir da tarde de quarta-feira e afetando praticamente todo o território até quinta-feira. Para sexta-feira e o fim de semana, continuam previstos aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada.

O vento vai ser outro fator a ter em conta, sobretudo nos distritos de Leiria, Coimbra e Aveiro, com rajadas que podem atingir os 80 km/h em terras altas. O IPMA mantém o aviso amarelo também devido à agitação marítima, reforçando a atenção de todos que se desloquem para o litoral.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE