Tomar banho às escuras é a mais recente tendência de bem-estar que está a conquistar o mundo da beleza — e promete ajudá-lo a dormir melhor.
O conceito, conhecido como “dark showering” (ou “banho às escuras”, numa tradução livre), consiste em apagar as luzes durante o banho para reduzir a estimulação sensorial e induzir um estado de calma e relaxamento.
De acordo com o psiquiatra Daniel Amen, em entrevista à Fox News Digital,citado pelo Notícias ao Minuto, a luz tem um impacto direto no funcionamento do cérebro.
PUBLICIDADE
A iluminação intensa — especialmente a luz azul dos ecrãs — estimula o corpo a acordar, aumentando os níveis de cortisol (a hormona do stress) e diminuindo os de melatonina, que ajuda a regular o sono.
Quando as luzes se apagam, explica o médico, o sistema nervoso parassimpático é ativado, o que coloca o corpo num modo de repouso e recuperação. “É como desligar o ‘radar de ameaças’ do cérebro”, descreve Amen. “Com menos estímulos visuais, a mente acalma, a lógica ganha espaço e surge uma sensação de clareza.”
Segundo o especialista, reduzir o impacto visual diminui a carga sensorial que o cérebro precisa de processar, o que também ajuda a aliviar a ansiedade e o stress.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
