Primeira Página

Atenção, meninos: Comam chocolate preto antes dos testes (e vão ver a diferença…)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 10-11-2025

Imagem: depositphotos.com

Não é mito: comer chocolate preto uma hora antes de treinar o cérebro pode ajudá-lo a organizar melhor a sua memória, segundo um estudo recente publicado na Elsevier Current Research in Food Science.

A investigação revela que os flavanóis, compostos presentes no chocolate negro e em algumas bagas, desempenham um papel surpreendente na capacidade de reconhecimento de novos objetos. Em experiências com ratos, os animais que receberam flavanóis cerca de uma hora antes de um teste de memória tiveram desempenhos 30% melhores do que os que apenas beberam água, segundo a publicação Earth.

Embora os flavanóis não sejam facilmente absorvidos na corrente sanguínea, os cientistas acreditam que o efeito se deve à sensação causada pelo sabor intenso do chocolate na boca e no trato digestivo. Esta experiência ativa nervos sensoriais no sistema gastrointestinal, que enviam sinais diretamente ao tronco cerebral, potenciando a memória durante a janela crítica de aprendizagem, pode ler-se no ZAP.

PUBLICIDADE

Os investigadores sugerem que pequenos impulsos acumulados ao longo do tempo podem melhorar a memória, especialmente em pessoas com baixo consumo diário de flavanóis na dieta.

Com base nos resultados, os cientistas recomendam: uma hora antes de um teste de memória ou treino cognitivo, coma chocolate preto. Uma forma deliciosa de dar um impulso ao cérebro e, ao mesmo tempo, beneficiar da comprovada atividade antioxidante do chocolate negro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE