Exatamente um ano após a sua sessão inaugural, os Mercadinhos da Margem Esquerda voltam a decorrer este domingo, 9 de novembro, na alameda do UC Exploratório, com entrada livre, das 10:00 às 17:00.
Realizados no segundo domingo de cada mês, os Mercadinhos da Margem Esquerda chegam agora à sua 11.ª edição. Neste evento especial de aniversário, os visitantes poderão disfrutar da habitual apresentação e venda de produtos alimentares frescos e confecionados, com destaque para a castanha, e participar em várias atividades que fazem a ligação entre o mercado e a ciência. Além disso, será oferecida uma oficina de muffins salgados com Filipa Ramos. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição no próprio dia, com vagas limitadas.
PUBLICIDADE
A CCDR Centro estará também presente para dar a conhecer algumas das variedades de maçãs menos comuns, preservadas no Polo de Inovação – Estação Agrária de Viseu, cuja coleção inclui 274 variedades regionais de maçã.
Às 15:30, a festa será animada com uma descamisada, em colaboração com o Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila.
No Pet Lab, investigadores e estudantes da Escola Universitária Vasco da Gama realizarão atividades de sensibilização sobre a lontra-europeia, promovendo o Projeto Lontra Sentinela, que visa proteger esta espécie, comum mas frequentemente invisível, nos cursos de água da região de Coimbra.
Durante todo o dia, a Proteína – Cafetaria do UC Exploratório irá servir um menu especial de castanha, em sintonia com a temática do evento.
A 11.ª edição dos Mercadinhos contará ainda com a participação de artistas plásticos a trabalharem ao vivo nas suas obras, que estarão disponíveis para venda.
Nas várias bancas distribuídas pela alameda do UC Exploratório, os visitantes poderão encontrar produtos locais como frutas e hortícolas frescas da época, microvegetais, cogumelos cultivados em serradura de carvalho no Fungi Lab do UC Exploratório, sal da Figueira da Foz, flores, pão de massa mãe, mel da Lousã, diferentes produtos regionais e gelados artesanais. O grande destaque da edição será, sem dúvida, a castanha, que estará disponível em várias variedades regionais, como as da Serra da Lousã, podendo ser apreciada crua ou assada.
Este evento tem propostas para toda a família, e no mesmo fim de semana, o UC Exploratório oferece ainda a sessão de novembro do ciclo Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática – Delegação Centro, a ter lugar no sábado, 8 de novembro, às 15:00, com entrada livre. O convidado desta sessão será Luís Adriano Oliveira, professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, que irá responder à provocadora questão: “Quem disse que as equações não têm música?”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
