No domingo, dia 9 de novembro, os bombeiros da Diocese de Coimbra realizarão a sua peregrinação jubilar, respondendo a um apelo do Papa Francisco que fez de 2025 o Ano Jubilar, e convidou todos os cristãos a tornarem-se Peregrinos da Esperança.
Numa organização conjunta da Diocese de Coimbra e da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, a convite do Revmo. Senhor D. Virgílio, esperam-se umas centenas de bombeiros para “um momento de comunhão, de fé e de testemunho, em que nos colocamos sob a proteção de Deus nosso Pai, enchendo de esperança as ruas e o coração da nossa cidade de Coimbra” e para “vincar publicamente a importância que têm os bombeiros para a nossa sociedade, tornando-se um gesto público de reconhecimento” (D. Virgílio).
PUBLICIDADE
A peregrinação começa às 15:00 no Seminário Maior de Coimbra e dirige-se para a Sé Nova, onde será celebrada a Eucaristia, em que serão lembrados os bombeiros falecidos em serviço nos últimos anos e serão benzidos os capacetes, como sinal da presença divina que fortalece o coração e que acompanha o nosso peregrinar quotidiano.
No final, será colocada uma fita evocativa do Jubileu 2025 no estandarte de cada corporação, como recordação deste acontecimento eclesial que só se repetirá em 2050.