A ministra da Administração Interna anunciou esta quinta-feira, 6 de novembro, que as forças policiais portuguesas vão poder utilizar câmaras corporais — conhecidas como bodycams — nas fardas a partir de 2026, dá conta o pplware.
O processo, iniciado antes do XXIV Governo, tinha sido suspenso devido a questões judiciais entretanto ultrapassadas. “Contamos, em 2026, ter pronto o processo para que as forças policiais possam ser devidamente apetrechadas, no quadro rigoroso definido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados”, afirmou a ministra.
PUBLICIDADE
A governante revelou ainda que foram autorizadas mais de 1480 câmaras de videovigilância, cuja instalação e gestão ficarão a cargo das câmaras municipais.
Relativamente às bodycams, o Tribunal de Contas deu visto favorável ao contrato entre o Ministério da Administração Interna e a operadora NOS, responsável pela plataforma que vai gerir os dispositivos.
O concurso público para a aquisição da plataforma foi lançado durante o Governo de António Costa, mas acabou por ser interrompido duas vezes. Apenas em janeiro deste ano o Supremo Tribunal Administrativo autorizou a retoma do processo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
