Portugal

Unidos para ajudar o pequeno Afonso: menino de 12 anos precisa de dador de medula óssea

Notícias de Coimbra | 31 minutos atrás em 05-11-2025

Imagem: FB

O Afonso tem apenas 12 anos e sofre de uma doença rara chamada aplasia medular, uma condição grave em que a medula óssea deixa de produzir as células sanguíneas necessárias ao bom funcionamento do corpo.

PUBLICIDADE

publicidade

A doença provoca anemia, fraqueza, infeções frequentes e risco de hemorragias, e a esperança do Afonso depende agora da solidariedade de todos nós.

PUBLICIDADE

Para o ajudar, e também outros doentes que aguardam um transplante, está a decorrer uma Campanha Nacional de Recolha de Dadores de Medula Óssea. Para ser dador, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar saudável e nunca ter recebido transfusões de sangue.

Em Guimarães, as recolhas realizam-se todas as terças-feiras do mês de novembro, entre as 14:30 e as 19:00, na Casa do Dador, junto à rotunda de S. Pedro, em Azurém. Além disso, no sábado, 15 de novembro, haverá uma sessão especial entre as 09:00 e as 12:30, no mesmo local.

Para garantir uma melhor organização, os interessados em participar podem entrar em contacto com a mãe do Afonso, Isabel Ribeiro, através do número 937 237 646.

“Cada nova inscrição pode significar uma nova oportunidade de vida”, recorda a família, que tem recebido inúmeras mensagens de apoio e solidariedade.

O apelo é simples, mas poderoso: vamos ajudar o Afonso. Uma pequena amostra de sangue basta para entrar na base de dados nacional de dadores de medula e, quem sabe, ser a pessoa certa para devolver ao Afonso, e a tantos outros, a esperança de um futuro saudável.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE