Música, teatro e dança são algumas das propostas agendadas para o espaço cultural conimbricense nos meses de novembro e dezembro.
Tiago Bettencourt apresenta quinta-feira, 6 de novembro, um concerto em nome próprio no Grande Auditório do Convento São Francisco. A partir das 21:30, pode assistir a “um espetáculo enérgico que não deixa ninguém indiferente, e em que não faltam os êxitos que têm vindo a marcar a sua carreira”. Os bilhetes têm um custo entre 20 e 35 euros.
PUBLICIDADE
O coletivo de dança Mucha Muchacha apresenta no dia 8 de novembro, pelas 21:30, o espetáculo “Para Cuatro Jinetes” no Grande Auditório. Integrado na programação do Festival Linha de Fuga – Festival e Laboratório Internacional de Artes Performativas, os bilhetes custam entre 4 e 8 euros.
Ainda no âmbito do Festival Linha de Fuga, tem lugar no domingo, 9 de novembro, uma performance pelas 11:00. Com entrada gratuita, tem lugar a apresentação “Amizades, Um Mundo Extra-Muros – Marinah Raposo” com a curadoria da luso-brasileira Marinah Raposo. Os ingressos podem ser levantados na bilheteira do Convento São Francisco.
No mesmo domingo, mas na Sala D. Afonso Henriques, decorre uma dupla apresentação dos “Concertos para Bebés – Irmãs tecidas de cordas coloridas”. Pelas 10:00 e 11:30, é possível assistir à apresentação de Ana e Helena que se deliciam horas a fio a brincar com a Harpa e Teorba. Os ingressos têm um custo entre 4 e 10 euros.
De 13 a 15 de novembro, o Convento São Francisco é invadido pelo “Festival Política”. Durante três dias, podem-se assistir gratuitamente a sessões de cinema, teatro, música, humor, conversas, oficinas, performances e exposições. Humberto (13 novembro, pelas 21:30); Luca Argel com “PREC: Pequenas Revoluções no Coração” (14 novembro, 21:30) e Beatriz Gosta (15 novembro, 21:30) são os destaques do festival.
A dança é um dos destaques da programação com a apresentação do espetáculo “La foresta trabocca (A Floresta Transborda)” do criador, performer e encenador António Tagliarini. A apresentação tem lugar às 19:00 de 13 de novembro na Sala D. Afonso Henriques. Os bilhetes têm um custo entre 6 e 8 euros.
Os grandes sucessos de Martinho da Vila podem ser ouvidos no Grande Auditório a partir das 20:00 de 16 de novembro. “Casa de Bamba”, “Mulheres” e “Canta, Canta, Minha Gente” são alguns dos temas que constam no alinhamento de um concerto cujos bilhetes têm um custo entre os 40 e os 60 euros.
“Dois de nós” é o nome de uma comédia que vai trazer a Coimbra nomes grandes do teatro brasileiro: António Fagundes, Christiane Torloni, Tiago Fragoso e Alexandra Martins. As apresentações têm lugar nos dias 18 e 19 de novembro, pelas 21:30, e os bilhetes têm um custo de 23 e 25 euros.
A “Casa Guilhermina” de Ana Moura sobe ao palco do Grande Auditório às 21:30 do dia 21 de novembro. “Casa Guilhermina” foi o álbum que deu luz a uma artista renascida e plural e onde sobressaiem temas de sucesso como “Andorinhas”, “Jacarandá”, “Agarra em Mim” com Pedro Mafama e “Arraial Triste”. 25 a 45 euros é o preço dos bilhetes.
A Linha de Fuga regressa ao Convento com novo espetáculo a 22 de novembro. Pelas 19:00, Joana Levi apresenta “Rasante”, uma performance que se desenrola como uma fábula meditada ou uma meditação fabulada, colocando em jogo perspetivas e conflitos interespécies. Os bilhetes têm um custo entre os seis e os oito euros.
O história do bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca estará em destaque às 16:00 de 26 de novembro. No Grande Auditório, é possível ver um documentário que narra a jornada de resiliência e transformação, “mostrando o poder da dança em inspirar e impactar a sociedade”. A entrada é gratuita.
Para fechar o mês de novembro, está marcado um espetáculo da banda nortenha Mão Morta. “Viva La Muerte!” é o título do concerto que assinala os 40 anos do grupo liderado por Adolfo Luxuria Canibal. Os ingressos têm um custo entre os 16 e os 20 euros.
A música estará em destaque em dezembro na programação do Convento São Francisco. “The Streets of New Orleans” é o título do concerto do grupo The New Orleans Gospel Choir que pode ser visto no Grande Auditório pelas 21:30 do dia 1 de dezembro. Os bilhetes têm um custo entre os 25 e os 45 euros.
“U Outro lado” dos Delfins será conhecido na noite de 5 de dezembro, pelas 21:30, no Grande Auditório. Será uma viagem pelos grandes sucessos da banda e que, neste concerto, “ganham uma roupagem nova”. Os ingressos têm um custo entre os 30 e os 40 euros.
Uma viagem musical e coreográfica em que o corpo — social, político, sentimental — é a proposta do coreógrafo Paulo Ribeiro para o final da tarde de 12 de dezembro. “Louis Lui” é o título de um espetáculo de dança que pode ser visto mediante a aquisição de bilhetes entre os quatro e os oito euros.
O concerto ao vivo do programa da RTP “Casa D’Amália” está agendado para as 18:00 de 14 de dezembro. Apresentado por José Gonçalez, irá contar com a presença de Marina Mota, Jorge Fernando, Lenita Gentil, André Amaro e José Manuel Neto. Os preços dos bilhetes variam entre os 20 e os 30 euros.
Para encerrar o mês está prevista nova edição do Concerto para Bebés no dia 21 de dezembro. “Natal a 2 irmãos de Cuba na Voz e na Alma” é o título da apresentação com sessões agendadas para as 10:00 e 11:30. Os ingressos têm um custo entre 4 e 10 euros.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE