A Feira do Porco e do Enchido vai acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, na Lage Grande, em Meruge, Oliveira do Hospital. A apresentação do evento decorre esta terça-feira, 4 de novembro.
No seu percurso de 22 anos, a Feira, que é organizadapela Junta de Freguesia de Meruge, e pela Associação Desenvolvimento S. C. do Vale do Cobral (ADSCVC), afirmou-se como um espaço único de gastronomia resgatada ao cardápio popular, de animação de rua original e permanente, de aposta sem transigências na música e na cultura populares, de promoção do artesanato local e dos produtos do Mundo Rural, como elemento catalisador de dinâmicas de desenvolvimento.
Preservar a memória e os saberes da “terra dos porqueiros” foram o mote para o nascimento da Feira do Porco e do Enchido, que se transformou na montra da excelência dos enchidos aqui amanhados desde tempos imemoriais por mãos artífices e paladares apurados de mulheres
PUBLICIDADE
As “tasquinhas”, a cargo das associações da freguesia, são o pelourinho onde se sentenciam paladares únicos, decretados no inconfundível “Arroz de Suã”, pitéu que todos os anos mobiliza um número infindável de apreciadores, mas também na assadura e tempero do “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, nos “Torresmos na Caçoila, com Batata à Racha”, no “Arroz de Salpicão”, nos “Pianos na Brasa”, na “Sopa de Sustância” e no “Arroz Doce com Anis”.
(EM ATUALIZAÇÃO)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE