No dia 3 de novembro, o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e o Comando da Brigada de Intervenção uniram-se em Coimbra para as Cerimónias de Evocação e Homenagem aos Militares já falecidos.
A sentida homenagem contou com a participação da Direção e dos Órgãos Sociais do Núcleo, de representantes do Comando da Brigada de Intervenção, bem como de diversas entidades civis e militares, além da presença de sócios, familiares e amigos dos homenageados.
A jornada de evocação iniciou-se com uma celebração eucarística na Capela do Aquartelamento de Santana.
PUBLICIDADE
Seguiu-se o momento mais solene no Cemitério da Conchada, onde os presentes se reuniram perante o Talhão dos Combatentes.
O Coronel Pedro Barreiro, 2.º Comandante da Brigada de Intervenção, e o Tenente-coronel João Paulino, Presidente do Núcleo de Coimbra, realizaram o ato simbólico de depositar uma coroa de flores, numa prece silenciosa em memória de todos os militares que serviram a Pátria com dedicação.
O Padre Rodolfo Albuquerque, Capelão da Brigada de Intervenção, proferiu uma emocionante prece de homenagem aos militares que “serviram, combateram e tombaram por Portugal”.
A cerimónia encerrou com uma singela visita às campas, momento de recolhimento onde foi dirigida uma palavra de conforto e solidariedade aos familiares presentes, selando o profundo respeito pela memória e pelo legado dos combatentes.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE