Justiça

Condenado por ataque na prisão de Coimbra: Guarda prisional de baixa durante 4 meses

António Alves | 4 horas atrás em 04-11-2025

Um homem de 35 foi esta manhã de terça-feira, 4 de novembro, condenado a 2 anos e três meses de prisão efetiva pelo Tribunal de Coimbra.

O arguido estava acusado da prática de quatro crimes de ofensa à integridade física qualificada, um deles na forma consumada e os restantes na forma tentada, e um crime de resistência e coação sobre funcionário. Devido às diversas versões dos factos, não foram dados como provados os crimes na forma tentada.

De acordo com a acusação, os factos provados ocorreram no Estabelecimento Prisional de Coimbra em março de 2024. Nessa altura, o homem agrediu um guarda prisional com dois murros de punho fechado, tendo-o atingido no maxilar inferior esquerdo e na zona do sobrolho direito.

PUBLICIDADE

“O ofendido teve perda imediata de conhecimento e caiu no solo inanimado”, refere a acusação a que o Notícias de Coimbra teve acesso, sofrendo traumatismo craniano e acabando por estar de baixa mais de 130 dias.

Ainda no chão, o arguido voltou a tentar agredir o guarda prisional, mas foi impedido por outro recluso. Depois de algemado, foi conduzido para o setor disciplinar da prisão conimbricense.

Neste momento, o homem que já foi condenado a 14 crimes de alguma gravidade encontra-se no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.

Para além desta pena, o arguido vai ter de pagar ao guarda prisional uma indemnização de 2.000 euros por danos não patrimoniais bem como as despesas na ULS Coimbra no valor de mais de 200 euros.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE