MOBILIDADE

Condutores ignoram isto e pagam multas de até 600 euros

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 34 minutos atrás em 03-11-2025

Muitos condutores acreditam que a maior preocupação na estrada é a multa por não ter o colete retrorrefletor ou o triângulo.

No entanto, especialistas alertam que o verdadeiro risco surge quando precisa destes itens e não os tem à mão ou eles estão inacessíveis na bagageira.

O colete retrorrefletor, obrigatório por lei, deve ser usado antes de sair do veículo, de forma a garantir segurança em bermas e zonas de risco. Embora possa ser guardado na bagageira, o ideal é tê-lo em locais de acesso imediato, como na porta do condutor, no porta-luvas ou atrás do banco do condutor.

PUBLICIDADE

O triângulo de pré-sinalização, por sua vez, deve estar na bagageira. A legislação portuguesa prevê coimas rigorosas para incumprimento. Não ter colete ou não estar homologado pode custar entre 60 a 300 € e não vestir o colete ao sair do carro -120 a 600 €, pode ler-se no Leak.

Para utilizar os equipamentos em segurança, os condutores devem ligar os piscas, encostar o veículo fora da faixa de rodagem, vestir o colete ainda dentro do carro, sair pelo lado oposto ao trânsito e colocar o triângulo a pelo menos 30 metros do veículo, garantindo visibilidade de 100 metros. Em autoestradas, caso não seja seguro caminhar na berma, a prioridade deve ser manter-se seguro fora da via e aguardar assistência.

Embora a lei exija apenas um colete, quem viaja com passageiros ou família deve considerar ter 2 a 3 coletes no carro, evitando situações de risco e garantindo que todos estão visíveis em caso de emergência.

“Estes dois itens não são meros acessórios obrigatórios. São, na verdade, coletes salva-vidas na estrada”, alertam especialistas em segurança rodoviária, reforçando a importância de estar sempre preparado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE