As Maldivas tornaram-se no primeiro país do mundo a implementar uma proibição geracional ao tabaco. A partir de sábado, 1 de novembro, qualquer pessoa nascida em ou após janeiro de 2007 está legalmente proibida de fumar no país, anunciou o governo local.
A medida, proposta no início deste ano pelo presidente Mohamed Muizzu, tem como objetivo “proteger a saúde pública e promover uma geração livre do tabaco”, informou o Ministério da Saúde, citado pelo The Guardian. Além da proibição de fumar, indivíduos nascidos em 2007 ou depois também não poderão comprar tabaco.
O ministério alerta que a proibição abrange todas as formas de tabaco, e que os comerciantes devem verificar a idade dos clientes. Quem desrespeitar a regra e vender tabaco a menores de idade fica sujeito a uma multa de 2.758,98 euros.
PUBLICIDADE
A legislação já existente sobre cigarros eletrónicos permanece em vigor: importação, venda, distribuição, posse ou consumo continuam proibidos, independentemente da idade.
Com esta iniciativa, as Maldivas procuram reduzir o consumo de tabaco entre os jovens e prevenir doenças relacionadas com o fumo, estabelecendo um marco inédito na luta global contra o tabagismo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE