Educação

Caloiros humilhados numa valeta durante praxe. “Excede os limites”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 18 horas atrás em 01-11-2025

Imagem: Tomar na Rede

Várias denúncias anónimas revelam alegadas praxes abusivas no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), e envolvem estudantes da área de Contabilidade.

Num vídeo a que o Tomar na Rede teve acesso, é possível ver um estudante identificado como “Doutor” a humilhar e maltratar alunos caloiros no campus do IPT, imitando práticas de treino militar. Sob insultos e ordens agressivas, os alunos são obrigados a deitar-se numa valeta, enquanto são molhados com uma mistura não identificada.

Durante a gravação, o responsável pela praxe chega a mandar parar as filmagens, numa tentativa aparente de evitar a divulgação das imagens.

PUBLICIDADE

Segundo uma das denúncias, o aluno em causa é “conhecido por ser agressivo e abusivo”, e o vídeo tornou-se viral entre a comunidade estudantil. “Isto anda a exceder limites”.

Outro aluno criticou a inatividade das estruturas de supervisão das praxes: “Engraçado que não vejo o Mcv (Magnum Consilium Veteranorum) a atuar com as praxes abusivas que andam a acontecer, mas deve ser por estarem os caloiros deles nas comissões, então fecham os olhos. Algum dia as praxes acabam, e será por causa desta gente que não tem cabeça.”

Apesar deste episódio, a maioria das praxes no IPT decorre dentro dos limites habituais, de acordo com relatos de estudantes e docentes contactados por aquele jornal.

O Magnum Consilium Veteranorum emitiu um comunicado nas redes sociais, sobre o sucedido, dando conta de que o “praxante em causa” foi suspenso “por tempo indeterminado, até à realização das devidas provas de aptidão e conduta enquanto elemento ativo da praxe”.

Veja aqui o vídeo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE