Coimbra

Fecho da Urgência nos Covões é rotulado pela ULS de “qualificação de resposta”

Rui Avelar | 14 horas atrás em 31-10-2025

A Unidade Local de Saúde de Coimbra rotulou sexta-feira, 31 de outubro, de “qualificação de resposta” o fecho da da Urgência no Hospital dos Covões.

Em resposta a questões postas por Notícias de Coimbra, um esclarecimento da ULS anuncia, tardiamente, um Centro de Atendimento Clínico (CAC) para resposta “imediata e resolutiva a situações agudas não emergentes” (consulta).

De acordo com a nota informativa da Unidade Local de Saúde, o CAC irá garantir “uma resposta complementar e articulada com as unidades de saúde familiar, a Linha SNS 24, os cuidados domiciliários e os hospitais”.

PUBLICIDADE

Paralelamente, segundo a ULS, o polo de Celas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra passará a “referenciar doentes para o CAC (…), assegurando respostas mais rápidas e humanizadas para situações clínicas que não exigem o enquadramento hospitalar de urgência”.

O CAC do polo de S. Martinho do Bispo do CHUC junta-se aos de Cantanhede. Avelar (Ansião), Oliveira do Hospital e Miranda do Corvo.

“Com o objectivo de reforçar a cobertura no concelho de Coimbra”, a ULS prevê, ainda, a abertura de outro Centro de Atendimento Clínico destinado a “responder às necessidades sentidas em ambas as margens do rio Mondego, consolidando uma rede de respostas assistenciais de proximidade e acessíveis a todos”.

A decisão, indica a ULS, surge na sequência da análise do perfil de actividade do Serviço de Urgência do Hospital dos Covões, o qual registava entre 10 a 15 atendimentos diários, face a uma média de 450 no SU dos antigos HUC (Celas).

Para a Unidade Local de Saúde, este aspecto “evidenciou a necessidade de reorganizar o atendimento assistencial, garantindo a melhor utilização dos recursos e uma maior eficiência na resposta fora do horário normal de funcionamento das unidades de cuidados primários”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE