A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, assinala uma década de compromisso contínuo com a sustentabilidade ao ser galardoada, pelo décimo ano consecutivo, com a “Bandeira Verde Eco-Escola”.
A distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), foi celebrada na cerimónia do Dia Bandeiras Verdes, em Paredes, onde a escola se fez representar pelas professoras coordenadoras do programa, Cláudia Carvalho e Mónica Ferreira, e por vários alunos da EPTOLIVA.
O ano letivo 2024/2025 marca um momento de especial significado para a instituição, que reforçou o seu compromisso enquanto ECO ESCOLA A TEMPO INTEIRO. Além da renovação da inscrição da sede em Oliveira do Hospital, a EPTOLIVA celebrou a candidatura e o sucesso imediato do Pólo de Tábua ao Programa Eco-Escolas.
PUBLICIDADE
O trabalho desenvolvido pelo polo de Tábua no seu primeiro ano de participação foi notável, culminando numa dupla conquista. O polo foi distinguido com a “Bandeira Verde Eco-Escola”, permitindo assim que o município de Tábua, conquiste pela primeira vez, este importante galardão ambiental.
A esta bandeira somou-se um prémio de destaque: o 1.º lugar no 3.º escalão (ensino secundário, profissional e superior) no desafio nacional Eco-Escolas “Alimentação Saudável e Sustentável”, promovido pela ABAAE em parceria com a Jerónimo Martins.
O projeto vencedor, integrado no “Painel da Alimentação – Gorduras Saturadas ou Não Saturadas”, teve como objetivo sensibilizar os estudantes para a quantidade de gorduras ingeridas diariamente e o seu impacto na saúde. O foco principal foi capacitar os alunos a distinguir entre gorduras saturadas (menos saudáveis) e insaturadas (mais saudáveis), incentivando escolhas alimentares conscientes no seu dia a dia.
O Presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, sublinha que “estas distinções são o resultado do esforço conjunto de alun@s, professores e toda a comunidade escolar, na realização de ações concretas que despertam a pertinência das questões da sustentabilidade do planeta, numa fase crítica das nossas vidas, em que as alterações climáticas, a crise energética, a emergência alimentar e as questões relacionadas com o uso eficiente da água, são hoje o futuro da nossa sobrevivência coletiva e que exigem um trabalho diário e persistente na sensibilização da comunidade escolar no âmbito desta temática. Uma década de compromisso com a Sustentabilidade, é mais um marco histórico da EPTOLIVA junto da comunidade.”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
 
 
									   
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			