O Museu Municipal da Educação de Vila Nova de Poiares abriu as portas, depois de o projeto ter arrancado em 2016, afirmou hoje a autarquia daquele concelho do distrito de Coimbra.
O espaço museológico, instalado na antiga escola primária de Vila Nova de Poiares, pretende afirmar-se “como um espaço de preservação da memória e valorização da história do ensino no concelho”, afirmou a Câmara Municipal, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
O trabalho arrancou em 2016, “reunindo um vasto espólio representativo da vida escolar de diferentes épocas”, procurando devolver à comunidade “um edifício que traz fortes recordações”.
PUBLICIDADE
O espaço retrata o funcionamento das escolas no período ditatorial do Estado Novo, apresentando também “mobiliário, materiais didáticos, instrumentos de escrita e registos que permitem compreender a evolução da educação em Portugal”, aclarou o município.
O município, cujo atual executivo está no final das suas funções, assume ainda a vontade de integrar este espaço na Rede Portuguesa de Museus.
O Museu Municipal da Educação contou com a colaboração do docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra António Gomes Ferreira.
Citado na nota de imprensa, o académico considerou que “Vila Nova de Poiares tem hoje um dos melhores museus escolares do país”.
“Estão aqui matérias que representam experiências pedagógicas de muitas gerações”, acrescentou António Gomes Ferreira.