Saúde

Três transplantes transformam a vida deste motorista de pesados de Penacova

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 27-10-2025

O Serviço de Oftalmologia da ULS Coimbra voltou a receber Luís Miguel, natural do concelho de Penacova, que partilha uma história de coragem e esperança: ao longo da sua vida, já realizou três transplantes de córnea.

O primeiro transplante aconteceu aos 16 anos, devido a uma doença chamada ceratocone, que deforma a córnea. “Ao fim de menos de um ano, recuperei completamente a visão, sem óculos”, recorda. O segundo transplante ocorreu aos 21 anos, com recuperação igualmente positiva. Mais tarde, surgiram cataratas em 2003 e 2005, também tratadas com sucesso.

O transplante inicial, realizado há quase 30 anos, acabou por falhar devido à idade do tecido, sendo renovado há cerca de um ano e meio. Luís Miguel voltou a recuperar a visão a 100% e afirma estar, atualmente, bem.

PUBLICIDADE

“Na altura fiquei apreensivo, mas também com muita força e esperança. Via apenas 10% sem óculos e 40% com eles. A notícia do transplante acendeu uma luz dentro de mim”, diz. O pós-operatório decorreu sem complicações, com apenas algumas restrições temporárias para este motorista de pesados.

Luís Miguel destaca ainda os avanços recentes, como o banco de tecidos: “Vai ajudar muita gente, reduzir o tempo de espera e encher de esperança quem precisa de um transplante.”

Hoje, Luís Miguel é um exemplo de como a medicina e a determinação podem transformar vidas: três transplantes depois, continua a viver com visão plena e renovada.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE