Política

“Futuro de Tábua não espera”: Ricardo Cruz inicia novo mandato com ambição

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 27-10-2025

O Partido Socialista (PS) reforçou a sua maioria absoluta no concelho de Tábua, garantindo a presidência da Câmara Municipal para o mandato 2025-2029. No domingo, 26 de outubro, foi dia da instalação dos novos órgãos autárquicos deste concelho.

Ricardo Cruz e a sua equipa obtiveram 58,95% dos votos, resultado que reforça a confiança da população no projeto “Avançamos Juntos”.

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, o presidente reeleito afirmou que esperava um resultado positivo: “Estávamos confiantes numa grande vitória. Esta confiança é sustentada pelos indicadores positivos e pelo trabalho desenvolvido no mandato anterior.” A vitória permitirá aumentar a representação do partido na Assembleia Municipal e reforçar a presença nas juntas de freguesia, passando a gerir 10 de 11 juntas no concelho.

PUBLICIDADE

Durante o mandato anterior, Ricardo Cruz destacou obras estruturantes, incluindo 2,5 milhões de euros em melhoria rodoviária, 6 milhões em saneamento básico, além de projetos educacionais e turísticos. Entre os investimentos em curso estão a Escola Secundária de Tábua (5,7 milhões de euros), o Jardim de Infância (4 milhões de euros), o Centro de Interpretação Caçada Beirão, o Centro de Interpretação do Mundo Rural, o Museu de João Brandão e uma incubadora de queijos, fundamentais para alavancar o turismo local.

No seu discurso de tomada de posse, Ricardo Cruz enfatizou a continuidade do compromisso com todos os tabuenses: “Hoje é um dia de enorme significado para Tábua. Sob o alicerce do projeto ‘Avançamos Juntos’, firmes na convicção de que o futuro do concelho significa com todos e para todos.”

O presidente destacou ainda o investimento histórico do mandato anterior, superior a 20 milhões de euros, que transformou escolas e infraestruturas, reforçou apoio às famílias e empresas, modernizou serviços municipais, melhorou a saúde e o saneamento básico, e consolidou a sustentabilidade financeira do concelho.

Para o novo mandato, Ricardo Cruz apresentou oito eixos estratégicos: economia e emprego, ambiente e recursos energéticos, educação, cultura e turismo, juventude e cidadania, reforço social e saúde pública, modernização administrativa, infraestruturas e mobilidade, e apoio ao associativismo e sociedade civil. “São o compromisso de continuar a transformar Tábua num concelho mais justo, sustentável, próspero e humano”, afirmou.

Ricardo Cruz agradeceu o voto de confiança da população e o trabalho de todos os membros das juntas de freguesia e da Câmara, reiterando a promessa de governar com proximidade e dedicação: “O futuro de Tábua não espera. Constrói-se com coragem, determinação e esperança. Avançamos juntos para esse futuro. Viva a democracia. Viva Tábua!”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE