Região

Polícia municipal e equilíbrio financeiro: os objetivos de Santana Lopes para o novo mandato

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 26-10-2025

Santana Lopes tomou posse, este domingo, 26 de outubro, como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

No seu discurso de tomada de posse, o presidente sublinhou que a crise económica global, agravada pela pandemia, pela guerra na Ucrânia e pelos elevados custos com o tratamento de resíduos, tem tido um impacto significativo nas finanças municipais. Com um défice tarifário já superior a 1 milhão de euros, Santana Lopes destacou a necessidade de recuperar o equilíbrio financeiro da cidade.

“O objetivo deste mandato é alcançar o equilíbrio financeiro e orçamental”, afirmou, apontando a racionalização de custos e o reforço de parcerias com o Governo como as principais soluções para superar a crise.

PUBLICIDADE

O autarca destacou também o avanço das competências da saúde e da segurança social, que agora são geridas pelo município, enfatizando a importância da descentralização e destacando os investimentos realizados na construção e reabilitação de infraestruturas como centros de saúde e escolas.

O edil alertou, no entanto, que a “falta de recursos financeiros tem dificultado a execução de políticas públicas de impacto”.

Santana Lopes não deixou de destacar, no seu discurso, as grandes transformações em curso na cidade, nomeadamente as obras de modernização no fundo da Barra, “algo porque a Figueira ansiava há décadas”. Estas obras incluem a construção de um terminal de cruzeiros e de uma nova marina, projetadas para permitir a entrada de navios de carga com maior calado.

Além disso, o presidente anunciou a criação da Polícia Municipal, uma medida que visa reforçar a segurança na cidade.

Apesar dos desafios financeiros, Santana Lopes expressou otimismo quanto ao futuro da cidade. O seu compromisso é claro: continuar a trabalhar para melhorar as condições de vida da população, sempre com transparência e foco no interesse público.

A nova Assembleia Municipal e Câmara Municipal da Figueira da Foz tomou posse este domingo, 26 de outubro.

Pedro Santana Lopes vai cumprir mais um mandato como presidente da Câmara da Figueira da Foz, desta vez reeleito com quase 59% dos votos, integrado nas listas da coligação PSD-CDS/PP, de que fez parte como independente.

Os resultados garantem à coligação vencedora a maioria absoluta de seis mandatos, no total de nove do executivo camarário, com o PS a obter dois e o Chega, um.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE