A Câmara Municipal da Figueira da Foz emitiu um alerta sobre a presença da erva-das-pampas, uma espécie invasora que se encontra atualmente em período de floração.
Cada uma das suas plumas (inflorescências) pode conter milhares de sementes, que se dispersam facilmente, contribuindo para a sua rápida propagação.
O município reforça, por isso, que a presença desta planta em jardins ou a recolha das suas plumas para uso doméstico pode agravar problemas ambientais graves, como a degradação de habitats naturais, a competição com espécies autóctones, o aumento do risco de incêndios florestais e o desencadeamento de alergias respiratórias, representando também riscos para a saúde pública.
PUBLICIDADE
Recorda-se que, segundo o Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 de julho, o cultivo, criação, comércio, detenção, introdução na natureza e repovoamento de espécies exóticas invasoras são proibidos.
A autarquia apela ainda à população para que a recolha das plumas seja feita com segurança, de modo a evitar a propagação da erva-das-pampas, e convida todos a contribuir para a proteção do ambiente local.
PUBLICIDADE