Desporto

Árbitra de Cantanhede faz história e estará no primeiro Mundial de futsal feminino

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 58 minutos atrás em 22-10-2025

A FIFA anunciou esta terça-feira, 21 de outubro, que a árbitra internacional Filipa Prata, natural de Cantanhede e ligada ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Coimbra, foi escolhida para fazer parte do grupo de árbitras que vão dirigir jogos na fase final do primeiro Campeonato do Mundo de Futsal Feminino.

O torneio vai decorre nas Filipinas, entre 21 de novembro e 7 de dezembro.

Filipa Prata, de 33 anos, tornou-se árbitra internacional em 2024 e será a única representante portuguesa na arbitragem desta competição. No total, a FIFA selecionou 26 árbitras, sendo oito delas europeias.

PUBLICIDADE

Pedro Proença, presidente da FPF, está orgulhoso com mais esta nomeação portuguesa: “Ter uma árbitra portuguesa na primeira edição de um Campeonato do Mundo é algo que nos enche de orgulho. Trata-se de um prémio individual, mas igualmente de mais um enorme feito para a arbitragem portuguesa. Como presidente da Federação Portuguesa de Futebol, não posso deixar de felicitar a Filipa Prata por esta nomeação, certo de que representará da melhor forma a arbitragem portuguesa nesta grande competição internacional”.

Também o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, ficou muito satisfeito com esta escolha da FIFA: “A nomeação da Filipa Prata é mais um motivo de orgulho para o Conselho de Arbitragem e para a arbitragem portuguesa. Portugal é um país com enormes pergaminhos no futsal e a nossa arbitragem tem acompanhado a evolução que temos vindo a assistir. Deixo os meus parabéns à Filipa mas igualmente uma palavra de incentivo para todos os nossos árbitros, para que sonhem alto e ambicionem atingir os mais altos patamares da arbitragem internacional”.

O Município de Cantanhede parabeniza a Filipa Prata, que tem vingado no mundo da arbitragem feminina.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE