Educação

St. Paul’s School sensibiliza para o combate ao bullying 

Notícias de Coimbra | 5 minutos atrás em 22-10-2025

No âmbito do Dia Mundial do Combate ao Bullying, o Departamento Psicopedagógico da St. Paul’s School, em parceria com a Escola Segura da Polícia de Segurança Pública, realizou ações de sensibilização sob o título “Bullying é para os fracos”.

Estas ações são desenvolvidas de forma transversal em todos os ciclos, desde o 1.º ciclo até ao secundário, sendo adaptadas à compreensão e maturidade de cada faixa etária.

Recordamos que, ainda este ano civil, a St. Paul’s School foi certificada pelo Ministério da Educação com o Selo de Escola Sem Bullying – Escola Sem Violência.

PUBLICIDADE

Este reconhecimento resulta da promoção e implementação de um plano de prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying, evidenciando o compromisso do colégio com a criação de um ambiente seguro e saudável para todos os alunos, bem como com uma articulação preventiva e direta com as famílias.

O St. Paul’s School é um projeto em constante crescimento, que ao longo dos anos tem adotado procedimentos e promovido iniciativas para prevenir e combater situações de violência no contexto escolar, nomeadamente através de uma comunicação próxima com as famílias e de intervenções preventivas e corretivas junto dos alunos.

Além disso, o colégio possui o Certificado de Escola Embaixadora AntiCorrupção e o “Selo Digital de Ouro” do programa RedEscolas AntiCorrupção.

O colégio dispõe de um Guião de Intervenção e Prevenção no Combate à Violência, documento que define um conjunto de iniciativas e procedimentos padronizados, tendo em conta a natureza da instituição, o seu crescimento, a formação da equipa e a experiência acumulada ao longo dos anos.

O St. Paul’s School pauta-se por uma filosofia de proximidade e articulação estreita com a comunidade escolar, em particular com as famílias. Neste contexto, os pais foram convidados a participar, apresentando propostas de procedimentos e iniciativas que enriqueceram o Guião.

O Guião pretende ser um referencial para as equipas, ajudando-as a refletir sobre as práticas adotadas e a apoiar na resolução de situações de conflito.

O modelo pedagógico da St. Paul’s School, por si só, funciona como fator dissuasor de práticas de violência, através da proibição do uso de telemóvel, das sessões semanais de School Assembly, das St. Paul’s Conferences, e da existência de Departamentos Psicopedagógico com Psicóloga e equipa de Enfermagem permanente.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE