Coimbra

Novo Passaporte Cultural e Espiritual: Diocese de Coimbra propõe viagem entre fé, cultura e verdade

Notícias de Coimbra | 5 minutos atrás em 22-10-2025

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura da Diocese de Coimbra apresenta o Passaporte Cultural e Espiritual 2025-2026 que tem como mote “Bem-aventuranças da Verdade”.

Este projeto propõe uma viagem simbólica em oito etapas — encontros que cruzam fé, ciência,
arte, literatura e diálogo interreligioso, em vários espaços culturais da cidade de Coimbra. Cada momento é uma “viagem” de descoberta, convidando os participantes a refletir sobre o valor da verdade nas suas múltiplas dimensões — humana, espiritual, social e cultural.

“Cada viagem é um arriscar-se e um confiar-se para além do imediato e do já percorrido. Mesmo quando regressamos ao mesmo local, já muita coisa mudou, a começar por cada um de nós”, afirma o Padre Nuno Santos, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura.

PUBLICIDADE

O Passaporte Cultural e Espiritual funciona como um guia e registo simbólico de participação nas diferentes iniciativas. As sessões decorrerão entre outubro de 2025 e junho de 2026, em locais emblemáticos da cidade, como o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.

Os passaportes têm um custo de 5 euros e podem ser levantados a partir de 24 de outubro no Seminário Maior de Coimbra, dando acesso a todas as iniciativas. Como há um número limitado de passaportes, as reservas podem ser feitas desde já através do link.

Entre os temas que compõem a agenda dos encontros, que acontecem sempre às 18:30, destacam-se: O erro de Einstein (31 de outubro de 2025, no Observatório Astronómico da UC), Pinóquio na História (5 de dezembro de 2025), Seres de Papel (16 de janeiro de 2026), O Rei Vai Nu (27 de fevereiro de 2026), A Vida Oculta de Jesus (20 de março de 2026), As Redes e (os) Nós (15 de maio de 2026) e Verdade Partilhada (26 de junho de 2026).

Esta é a segunda edição do passaporte, que em 2024 e 2025 teve como tema “Bem-aventuranças da Noite”.

O Secretariado da Pastoral da Cultura da Diocese de Coimbra (SPCDC) tem como missão promover o diálogo entre fé e cultura, criando pontes entre a espiritualidade cristã e as diversas expressões do pensamento e da arte. Pretende ser um espaço de encontro, escuta e reflexão, aberto a crentes e não crentes .

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE