Primeira Página

Deu à luz sozinha em casa e deixou o bebé à porta dos bombeiros

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 horas atrás em 21-10-2025

Imagem: depositphotos.com

As câmaras de videovigilância instaladas no quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria permitiram às autoridades identificar rapidamente a mãe que, durante a madrugada de segunda-feira, 20 de outubro, deixou o filho recém-nascido junto à central de comunicações da corporação.

De acordo com a PSP, trata-se de uma mulher de 27 anos, residente na cidade de Leiria, que foi localizada cerca de oito horas depois do alerta. No quarto que ocupa, a polícia encontrou vestígios claros de que o parto terá ocorrido naquele local, sem qualquer tipo de assistência, relata o Correio da Manhã.

A criança, do sexo masculino, foi descoberta por um bombeiro durante o turno da noite. Encontrava-se dentro de um saco de compras, aconchegada numa manta, juntamente com fraldas e leite. O bebé foi de imediato encaminhado para o Hospital de Leiria, onde recebeu cuidados médicos.

PUBLICIDADE

Fonte oficial da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria confirmou que o recém-nascido “está bem” e terá “um dia de vida, eventualmente”. João do Agro, diretor do Serviço de Pediatria, reforçou que o menino “não inspira qualquer tipo de cuidado” e que “vinha muito bem, é um bebé saudável”.

Após ser ouvida na esquadra da PSP, a mãe foi também encaminhada para o Hospital de Leiria para realização de exames médicos.

Segundo o jurista e antigo ministro da Administração Interna Rui Pereira, a mulher não deverá enfrentar consequências criminais. “O crime de exposição ou abandono exige a criação de perigo para a vida, o que não aconteceu. A criança foi deixada num local seguro, bem protegida e facilmente encontrada”, explicou. “Assim sendo, o processo acabará arquivado”, acrescentou.

A PSP destacou ainda o papel dos meios de comunicação social na resolução do caso, referindo que as notícias divulgadas ajudaram a recolher testemunhos que permitiram localizar a mãe.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE