Saúde

Usar roupa apertada pode estar a afetar a sua saúde

Notícias de Coimbra | 10 horas atrás em 17-10-2025

Imagem: CNN

Usar roupas justas pode ser uma preferência estética ou prática, especialmente durante a prática de exercício físico. No entanto, estudos e profissionais de saúde alertam para os potenciais riscos associados ao uso frequente de vestuário excessivamente apertado.

Embora roupas justas não representem, por si só, um perigo imediato, a sua utilização prolongada pode ter efeitos negativos na saúde, desde problemas digestivos a infeções fúngicas e compressão de nervos.

Segundo especialistas, roupas consideradas “demasiado apertadas” são aquelas que provocam desconforto físico, deixam marcas na pele, causam dificuldade em respirar ou limitam os movimentos. Sensações de formigueiro, dormência ou irritações cutâneas também são sinais de alerta, refere o site Healthline.

PUBLICIDADE

Alguns dos principais “culpados” são calças justas (como leggings ou jeans skinny), cintos apertados, soutien (normal ou desportivo), roupa interior modeladora, meias-calças, tops com efeito espartilho e shapewear.

O uso de roupas apertadas podem também trazer problemas de saúde.

A começar pelos problemas gastrointestinais, a nutricionista Michelle Rauch alerta que peças apertadas, como calças de cintura subida ou cintos justos, podem exercer pressão sobre o abdómen e agravar condições como refluxo gástrico, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn.

Também as infeções fúngicas estão entre os problemas mais comuns associados ao uso de roupa apertada, sobretudo em pessoas com vulva. Tecidos pouco respiráveis, como os presentes em collants, shapewear ou roupa desportiva suada, criam um ambiente húmido e abafado, ideal para a proliferação de fungos, como a cândida.

Outro risco é a compressão nervosa. Roupas muito justas podem pressionar nervos periféricos, como acontece na meralgia parestésica, uma condição em que o nervo femoral cutâneo é comprimido, provocando dor, dormência ou ardor na parte lateral da coxa.

Já no contexto desportivo, um estudo da Universidade de Toronto (2020) mostrou que roupas de exercício demasiado justas, especialmente as mais reveladoras, podem prejudicar a concentração e o desempenho de algumas mulheres, por causarem desconforto físico ou psicológico. Ainda assim, este impacto varia de pessoa para pessoa e depende do nível de conforto com a roupa usada.

Em resumo, roupas justas podem valorizar a silhueta, aumentar a confiança e ser práticas em determinadas ocasiões. No entanto, é fundamental estar atento aos sinais do corpo. Desconforto, dor, formigueiro ou dificuldade em respirar são sinais claros de que pode ser necessário ajustar o guarda-roupa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE