Primeira Página

Condeixa escreve história com a eleição de Liliana Pimentel. Torna-se na primeira mulher a liderar a autarquia

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 14-10-2025

O Notícias de Coimbra esteve, esta manhã, 13 de outubro, com Liliana Pimentel, nova presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Pela primeira vez na história do concelho, uma mulher assume este cargo, quebrando assim o domínio do Partido Socialista, que liderava desde 1976.

“Sim, fez-se história em Condeixa e acho que isso é um facto que todos nós reconhecemos”, afirmou Liliana Pimentel, sublinhando a importância deste momento histórico. “Fazemos história por dois factos verdadeiramente concretos: há um movimento cívico, um movimento independente, que vence a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e três Juntas de Freguesia do nosso concelho”, explicou, referindo-se ao seu movimento, Condeixa Novos Caminhos (CNC), que conseguiu mais de 4.200 votos para a Câmara, algo sem precedentes no concelho.

PUBLICIDADE

Sobre a sua trajetória, Liliana relembrou que a decisão de avançar como independente surgiu após anos de militância no Partido Socialista: “A questão não está na causa da ideologia política. Eu sou socialismo de centro-esquerda, mas para Condeixa, o que está em causa são as pessoas. É um movimento de cidadãos para cidadãos, que está claramente acima de qualquer força política.”

A presidente destacou ainda o apoio que recebeu da população: “Sempre senti verdadeiramente que uma boa parte dos condeixenses estava comigo. Já em 2021 muitos queriam que eu avançasse com o movimento independente. Tive forças políticas que nessa altura me telefonaram no sentido de que retiravam as suas candidaturas se eu avançasse, mas não aceitei.”

Sobre o futuro do concelho, Liliana Pimentel apresentou os quatro eixos prioritários do seu mandato: proximidade, competitividade e tecnologia, sustentabilidade, e integração com o território e participação cívica. Entre os projetos imediatos estão o saneamento básico, o abastecimento de água, a construção de um pavilhão multiusos e o reforço das infraestruturas escolares e de berçários. “Precisamos de criar estruturas importantíssimas… temos que avançar para um pavilhão multiusos para a área desportiva e outros eventos culturais”, afirmou.

O Corredor Verde, projeto ambiental que ligará o Parque Verde à Quinta do Barroso, é também uma das prioridades.

Liliana Pimentel sublinhou ainda a importância de uma governação participativa: “O meu gabinete estará sempre aberto. Preciso que as pessoas continuem a ser críticas do meu trabalho e exigentes com o trabalho das minhas equipas.”

Sobre a relação com a oposição e os anteriores candidatos, Liliana Pimentel afirmou: “Todos querem o mesmo bem, que é o bem de Condeixa. A partir daquela noite eu sou a presidente da Câmara de todos os condeixenses sem exceção.”

A autarca inicia agora um mandato de quatro anos, com a promessa de dedicação total, proximidade com os cidadãos e execução rigorosa do seu programa, que visa modernizar e tornar Condeixa mais sustentável e inclusiva.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE