Saúde

Hidratantes baratos “batem” produtos caros no tratamento de cicatrizes

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 14-10-2025

Um novo estudo lançado recentemente revelou que hidratantes comuns e económicos podem ser mais eficazes no tratamento de cicatrizes do que produtos especializados e de elevado custo.

A investigação, publicada na revista científica Burns, fornece as primeiras orientações baseadas em evidências para médicos e pacientes, mostrando que, no caso de cicatrizes, preço não significa qualidade.

Entre os produtos testados, o Eucerin destacou-se como o mais eficaz, promovendo um aumento significativo da hidratação da pele, segundo os autores do estudo. Surpreendentemente, o Sorbolene, um creme básico de farmácia australiano e o mais barato analisado, também apresentou resultados muito positivos, superando alternativas caras.

PUBLICIDADE

Cientistas de vários centros de investigação em Adelaide, Austrália, analisaram oito cremes hidratantes e para cicatrizes, que variavam desde produtos económicos, como Sorbolene (0,01 USD/mL) e Eucerin (0,04 USD/mL), até produtos de luxo, como o Strataderm Scar Therapy Gel, com um preço mais de 100 vezes superior (5 USD/mL).

O estudo envolveu 30 voluntários adultos saudáveis, entre os 18 e os 45 anos. Cada participante foi submetido a um procedimento de “remoção da fita adesiva”, que cria uma micro-lesão na camada externa da pele, simulando uma cicatriz recente. A seguir, os investigadores aplicaram cada creme e mediram alterações na pele durante quatro horas.

O Eucerin teve o melhor desempenho, seguido pelo Sorbolene. Produtos mais caros, como o Alhydran e o Strataderm, apresentaram resultados mediocres ou pobres, apesar do elevado custo.

As cicatrizes são o processo natural de reparação da pele, mas o tecido novo é diferente da pele saudável, principalmente porque a sua barreira cutânea está comprometida. Uma cicatriz desidratada leva os fibroblastos – células responsáveis pela produção de colagénio – a produzirem excesso de colagénio de forma desorganizada, resultando em cicatrizes elevadas, descoloridas e por vezes dolorosas ou pruriginosas, conhecidas como hipertrofia ou queloides.

O tratamento eficaz das cicatrizes passa por restaurar a hidratação da pele e reduzir a perda de água transepidérmica, equilibrando assim a atividade dos fibroblastos e promovendo cicatrizes mais planas e menos visíveis.

Os investigadores destacam que, embora o modelo de teste tenha limitações – podendo influenciar algumas medições de hidratação – a diferença de desempenho entre produtos económicos e caros é significativa. O estudo sugere que produtos acessíveis podem ser tão eficazes, ou mais, do que cremes de alto preço, beneficiando especialmente pessoas com orçamentos limitados ou que já gastaram fortunas em produtos “terapêuticos” muito publicitados.

Em última análise, este estudo oferece orientações científicas baseadas em evidências para médicos e consumidores num mercado cosmético saturado de informação contraditória.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE