Justiça
Família de Mónica Silva em tribunal: Acusadas de difamar e destruir a vida de Fernando Valente

Imagem: DR
As familiares de Mónica Silva vão conhecer esta segunda-feira, 13 de outubro, a sentença no processo em que são acusadas de difamar Fernando Valente.
Em causa estão várias publicações feitas no Facebook e declarações prestadas a órgãos de comunicação social, nas quais a tia e a irmã gémea de Mónica Silva acusavam publicamente Fernando Valente de ser o pai da criança que Mónica carregava no ventre e de estar envolvido na sua morte.
O caso, que gerou grande repercussão mediática, chegou a tribunal após Valente apresentar queixa por difamação e ofensa ao bom nome, alegando que as acusações não tinham qualquer fundamento e lhe causaram danos pessoais e profissionais profundos.
PUBLICIDADE
O Ministério Público considerou que as declarações das duas mulheres foram “difamatórias e lesivas da honra do queixoso”, sublinhando que “foram feitas com consciência da sua gravidade e da repercussão pública”.
A leitura da sentença decorre hoje, no Tribunal Judicial de Paredes, onde será conhecido o desfecho de um dos capítulos mais polémicos ligados ao caso Mónica Silva.
Mónica Silva foi encontrada morta em circunstâncias que comoveram o país, e a investigação inicial chegou a apontar várias hipóteses, mas Fernando Valente nunca foi constituído arguido. Ainda assim, as publicações feitas nas redes sociais geraram uma onda de comentários e julgamentos públicos, o que motivou a ação judicial.
A decisão do tribunal poderá ditar penas de multa ou indenizações por danos morais, dependendo da avaliação do grau de gravidade das afirmações e da sua intenção.
PUBLICIDADE