Política

“Este é um momento de celebrar a democracia”, defende Francisco Queirós após votar em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 50 minutos atrás em 12-10-2025

Francisco Queirós, candidato da CDU, exerceu hoje o seu direito de voto e fez um forte apelo à participação democrática, sublinhando a importância de cada voto para a escolha dos órgãos autárquicos.

Em declarações após votar, Francisco Queirós destacou que espera uma menor abstenção em comparação com as eleições de 2021, refletindo sobre o papel vital da democracia local.

“Este é um momento de celebrar a democracia, graças ao 25 de Abril, que nos deu o direito de escolher os nossos representantes nas autarquias. Espero que as pessoas venham em massa votar, elegendo os seus representantes nas Assembleias de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara”, afirmou o candidato.

PUBLICIDADE

Em comparação com outros atos eleitorais, o candidato mencionou que hoje teve pouco tempo na fila para votar, mas destacou que isso varia de acordo com o momento e a freguesia.

“Estamos numa das maiores freguesias do país, com 35 mil eleitores, por isso é natural que haja uma boa afluência”, explicou, ressaltando que a adesão ao voto local é fundamental, pois as pessoas escolhem representantes que conhecem de perto, como vizinhos e colegas.

Sobre a questão do voto obrigatório, o candidato da CDU foi claro na sua posição: “Os deveres cívicos são também direitos e devem ser exercidos em plena consciência. Não sou favorável à obrigatoriedade de votar. A pessoa deve sentir a obrigação moral e ética de votar, especialmente nas eleições locais, onde as pessoas escolhem quem conhecem e em quem confiam para representá-las.”

O candidato também abordou a possibilidade do voto eletrônico, mencionando que a evolução tende para um sistema de voto digital, mas sempre de forma presencial

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE