O candidato do ADN à Câmara de Coimbra assumiu hoje o compromisso de expandir e descentralizar as atividades culturais da autarquia para fora da cidade e apoiar os agentes locais.
“Entendemos que a cultura tem de chegar a todo o concelho e a todas as freguesias. Quando se fala em cultura não é em concertos dos Rolling Stones, é em cultura mesmo, aberta a todos os gostos e a todos os tipos”, defendeu Sancho Antunes, no último dia de campanha para as eleições autárquicas do próximo domingo.
Numa análise à situação atual, o candidato salientou que Coimbra “só olha para dentro e não para fora”, pelo que falta levar os eventos culturais a todos os pontos do município, constituído por 18 freguesias e uniões de freguesia.
PUBLICIDADE
A proposta do ADN, segundo Sancho Antunes, passa por estabelecer protocolos com as juntas de freguesia, instituições de cultura, teatro e bandas de garagem.
“A cultura e o turismo terão de sair da cidade e dar a conhecer outras aldeias, porque promover a cultura fora da cidade é promover a cultura em si mesma”, disse o candidato, que termina esta tarde a campanha com uma caravana por todas as freguesias do concelho.
Salientando que toda a população devem ter acesso aos eventos culturais, o cabeça de lista do ADN reiterou que “a cultura terá de ser aberta a todos os gostos, a todo o concelho, e todas as freguesias, sem deixar nenhuma para trás”.
Sancho Antunes salientou que espaços como o Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro, que “está sem atividade”, ou zonas comerciais, como os ‘retail park’ ou a Baixa da cidade, podem ser aproveitados para realizar eventos culturais.
Além de Sancho Antunes, pelo ADN, são candidatos às eleições do próximo domingo o atual presidente da Câmara pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt), José Manuel Silva; a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN); o vereador Francisco Queirós, pela CDU; o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega; e Tiago Martins, pela Nova Direita.
O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.
PUBLICIDADE