Coimbra

ULS Coimbra ajuda a menos desperdício e mais resposta do INEM

António Alves | 15 horas atrás em 09-10-2025

Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assina protocolo de colaboração com a ULS Coimbra.

O serviço de urgências da ULS Coimbra passam a dispor de uma ferramenta informática que permite consultar, “através de um dashboard, a informação disponibilizada pelo INEM sobre o tempo previsto de chegada das suas ambulâncias do INEM, juntamente com a informação do risco de agravamento (Escala de NEWS) e suspeita de Via Verde”.

Toda esta informação, incluída numa plataforma criada pela unidade hospitalar conimbricense, permitirá a otimização da receção hospitalar dos doentes graves e mais graves.

PUBLICIDADE

Para o presidente do INEM Sérgio Janeiro, este automatismo permitirá libertar “os recursos humanos que são escassos para outras funções e, naturalmente, vamos melhorar continuamente aquilo que são os automatismos na abordagem do doente crítico de toda a variedade, seja as várias vias verdes, seja os doentes que são triados como muito graves logo no pré-hospitalar e que estejam logo à sua espera todos os recursos que necessitem”.

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, o responsável do INEM recordou que esta melhoria acontecerá em várias vertentes: “ao nível do tempo de preparação, que poderá ser feito antes do doente chegar e não após o doente chegar” e, por outro lado, “a primeira observação médica já vai ser de imediato feita de uma forma muito mais otimizada e muito mais dirigida àquele doente em particular e na posse de mais informação”.

O programa, apresentado quinta-feira 9 de outubro na administração da ULS Coimbra, tem outro benefício. “A previsibilidade, que será ainda mais importante quando houver simultaneidade de ocorrências, permite prever com algum rigor os picos de acesso, sabendo que, se calhar, em algumas dezenas de minutos, vão coincidir na chegada ao serviço de urgência vários doentes que vão merecer cada um a sua abordagem e, portanto, isso permitirá, com antecedência, eventualmente até mobilizar elementos adicionais que poderiam não estar inicialmente por defeito na sala de emergência”, frisou.

Veja o Direto NDC com Sérgio Janeiro

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE