Os colchões, edredões e almofadas são essenciais no quarto, mas a almofada pode precisar de ser substituída com mais frequência do que imagina.
A osteopata Nadia Alibhai, com 20 anos de experiência, explica que a almofada deve suportar o pescoço, tal como o colchão suporta a coluna. Quando perde essa capacidade, pode causar desconforto e prejudicar o sono.
Para saber se a almofada está desgastada, Nadia criou um teste simples, basta pegar na almofada que use todas as noites e dobrá-la ao meio, juntando uma ponta à outro. Se a almofado ficar completamente plana, está na altura de a substituir, no entanto, se ela “voltar” um pouco, ainda tem suporte.
PUBLICIDADE
Este teste é especialmente indicado para quem dorme de costas ou de lado. Almofadas que ficam planas deixam de apoiar corretamente o pescoço, podendo causar dores. Para quem dorme de barriga para baixo, é melhor usar almofadas finas ou nenhuma.
Nadia alerta ainda para a importância de dormir do lado esquerdo, usar uma almofada entre as pernas para aliviar dores nas costas e evitar a luz azul antes de dormir, que atrapalha a produção da melatonina, hormona essencial para o sono.
PUBLICIDADE