As buscas por António José Ferreira, de 79 anos, utente da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova, continuam.
O idoso, residente na estrutura habitacional para idosos da instituição, foi visto pela última vez na tarde de terça-feira, 8 de outubro, depois de ir, como habitualmente, a um café próximo da residência, onde costumava passar parte das suas tardes.
Em declarações ao Notícias de Coimbra, o provedor desta Santa Casa, Paulo Simões, confirmou que se trata de um utente “orientado, saudável física e mentalmente”, o que torna o desaparecimento ainda mais preocupante.
PUBLICIDADE
“O senhor António Ferreira é uma pessoa orientada, tanto saudável como fisicamente, e mentalmente. Fez a sua rotina diária, normal, de poder sair, poder ir até à praça, ao café próximo. É algo que ele fazia diariamente”, explicou o provedor.
O responsável descreveu o percurso como curto e seguro, “a cerca de 100 a 150 metros da instituição”, sem necessidade de atravessar vias com trânsito.
“O nosso edifício fica a poucos metros do local onde ele foi visto pela última vez. O que não é normal é ele não ter regressado à hora habitual, por volta das 18:30 ou 19:00, altura em que costumamos fechar o acesso dos nossos utentes, antes da hora de jantar”, acrescentou.
Assim que foi detetada a ausência do idoso, a instituição acionou de imediato os seus procedimentos internos.
“A técnica responsável pelo serviço contactou a direção e deslocou-se ao local. Quando se confirmou que o senhor António não estava nas imediações, iniciámos uma procura mais alargada com funcionários da Santa Casa”, relatou.
Os bombeiros e a GNR foram chamados cerca das 20:30, tendo sido feitas buscas no perímetro da vila e junto à estrutura residencial. As operações prolongaram-se “até cerca das duas da manhã”, disse o provedor.
O desaparecido terá sido visto pela última vez num café, local que frequentava diariamente. “Foi visto a conversar com um colega, como tantas outras vezes. Esse senhor, com quem falava, saiu primeiro. O senhor António ficou e, supostamente, iria regressar à Santa Casa, mas nunca chegou”, descreveu.
Durante a noite e madrugada, equipas da Santa Casa deslocaram-se também à localidade de Casal de São João, em Anobra, onde António Ferreira residia antes de ingressar na instituição. “Deslocámos logo uma equipa técnica à sua antiga habitação, para verificar se, por acaso, teria ido para lá. Mas não estava. A GNR também foi ao local esta manhã e não foi detetada qualquer presença do senhor António”, afirmou o provedor.
Paulo Simões sublinha que o idoso tem plena autonomia, razão pela qual beneficiava de regime aberto, podendo sair livremente durante o dia. “É uma pessoa autónoma, com capacidade física e mental. Gosta de conversar, de estar com as pessoas. Estas saídas eram o seu escape diário. Era difícil para ele não ter essa liberdade”, explicou.
Segundo o provedor, o idoso não tem familiares próximos em Condeixa, estando totalmente ao cuidado da instituição. “Possivelmente terá familiares, mas que não o acompanham. Era um utente nosso, dependente da Santa Casa”, adiantou.
As buscas continuam esta quinta-feira com meios da GNR, bombeiros e funcionários da instituição, tanto em Condeixa como em Anobra, freguesia onde o idoso é natural.
“Esperamos encontrar o senhor António com vida e com saúde, para poder regressar à instituição. É a primeira vez que uma situação destas acontece na nossa casa”, concluiu o provedor Paulo Simões.
PUBLICIDADE