A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra acolhe, durante hoje e amanhã, o Congresso Internacional dedicado ao centenário de Mário Soares.
A iniciativa, coordenada por Álvaro Garrido, visa aprofundar o legado do político português, tanto no domínio político como cultural.
Em entrevista ao Notícias de Coimbra, Álvaro Garrido destacou a importância do evento: “É um congresso marcante, que tem um significado que vai muito além do domínio simbólico, porque se junta às comemorações do Centenário de Mário Soares, que têm sido promovidas pela Comissão do Centenário, que entretanto lançou o desafio às universidades, incluindo à Universidade de Coimbra, para organizarem um conjunto de iniciativas científicas, académicas, e este congresso é marcante precisamente por isso.”
PUBLICIDADE
O programa do congresso inclui conferências de abertura e duas mesas-redondas que abordam o pensamento político de Mário Soares e o seu contributo para a integração europeia de Portugal após a Revolução do 25 de Abril. Álvaro Garrido sublinha que o evento pretende recordar os múltiplos papéis de Soares: resistente à ditadura, ministro, primeiro-ministro e presidente da República, além do seu impacto internacional. “No fundo é recordar a importância que teve o seu trabalho político, não só no combate à ditadura, depois também o tempo em que esteve à frente do governo e também como Presidente da República, mas também há outros legados que Mário Soares deixa na história portuguesa.”
O congresso reúne jovens investigadores e especialistas consagrados, permitindo uma abordagem ampla e académica da vida e obra de Soares. Garrido reforça a relevância da iniciativa para a atualidade: “Penso que serão dois dias muito intensos. Espero que a memória cívica de Mário Soares seja revitalizada também através deste Congresso e que o seu pensamento e a ação política sejam revisitados uma vez mais. Já seria um excelente contributo.”
O Congresso Internacional sobre Mário Soares decorre até amanhã na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, reunindo académicos, investigadores e figuras públicas para homenagear um dos nomes mais marcantes da história política portuguesa.
PUBLICIDADE