Saúde
Cientistas descobrem “açúcar milagroso” que faz o cabelo voltar a crescer

Imagem: depositphotos.com
Cientistas descobriram um novo e promissor tratamento para a calvície hereditária — a forma mais comum de queda de cabelo entre homens e mulheres em todo o mundo.
A descoberta foi feita por investigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, e da Universidade COMSATS, no Paquistão, que estudavam o efeito de um açúcar natural, a desoxirribose, na cicatrização de feridas em ratos. Durante os testes, notaram que os pelos ao redor das áreas tratadas cresciam mais rapidamente e de forma mais densa.
Intrigados, decidiram aprofundar o estudo. Aplicaram um gel à base de desoxirribose em ratos com queda de pelo induzida por testosterona e observaram um crescimento “robusto” de novos fios — longos, fortes e saudáveis. O efeito foi comparável ao do minoxidil, o tratamento mais usado contra a calvície (comercializado sob o nome Rogaine).
PUBLICIDADE
Segundo Sheila MacNeil, engenheira de tecidos da Universidade de Sheffield, “a resposta para tratar a queda de cabelo pode estar num açúcar natural capaz de aumentar o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e estimular o crescimento”.
A alopecia androgenética, que afeta até 40% da população, tem atualmente poucas opções eficazes de tratamento. Medicamentos como o minoxidil e a finasterida podem atrasar a queda de cabelo, mas apresentam limitações e efeitos secundários, como diminuição da libido e depressão.
Os resultados do novo estudo mostram que o gel de desoxirribose promoveu entre 80% e 90% de crescimento capilar em ratos com calvície de padrão masculino. As fotografias tiradas ao longo dos 20 dias de ensaio evidenciam o aumento da espessura e da densidade dos pelos.
Os cientistas acreditam que o gel estimula a formação de novos vasos sanguíneos e melhora a nutrição dos folículos, o que poderia explicar o crescimento acelerado.
Embora o estudo ainda esteja numa fase inicial e tenha sido realizado apenas em ratos, os investigadores afirmam que os resultados são “promissores” e abrem caminho para futuros ensaios clínicos em humanos. Se confirmados, o gel de açúcar desoxirribose poderá vir a ser usado não só para tratar a calvície, mas também para estimular o crescimento de cabelos, sobrancelhas e pestanas após tratamentos agressivos como a quimioterapia.
O estudo foi publicado na revista científica Frontiers in Pharmacology.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE