A Gala do Desporto da Universidade de Coimbra voltou a celebrar o talento, a dedicação e o mérito dos estudantes-atletas que se destacaram ao longo do último ano letivo.
O evento homenageou os melhores do desporto universitário e federado, num momento de reconhecimento promovido pela Universidade de Coimbra e pela Associação Académica de Coimbra.
À margem da cerimónia, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, destacou a importância desta iniciativa como o estímulo e valorização do esforço dos estudantes que conciliam o ensino superior com o desporto de alto rendimento.
PUBLICIDADE
“Esta gala serve de estímulo aos nossos atletas-estudantes, especialmente àqueles que alcançam os melhores resultados, porque acabam por ser um exemplo para os colegas. Queremos que sintam que o seu esforço é reconhecido e recompensado”, afirmou.
A edição de 2025 da Gala do Desporto distinguiu várias figuras e instituições que contribuíram para o sucesso da prática desportiva na academia.
O Galardão da Gala do Desporto foi atribuído a Mário Santos, antigo coordenador do Gabinete do Desporto da UC, em reconhecimento pelo seu percurso e dedicação à área.
O Troféu Liga Académica 2024/2025, relativo aos Jogos da Universidade de Coimbra, foi conquistado pelo Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da AAC, enquanto o Prémio Ética e Fair Play 2024/2025 distinguiu a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
O Prémio Prestígio Internacional, destinado a estudantes-atletas medalhados em competições internacionais de desporto universitário, distinguiu os judocas Beatriz Moreira, Catarina Costa e Bernardo Tralhão Fernandes, todos medalhados nos Campeonatos Europeus Universitários de Desportos de Combate.
Os grandes destaques individuais foram Camila Rebelo, eleita Atleta Feminina do Ano pela sua performance na natação, e Bernardo Tralhão, distinguido como Atleta Masculino do Ano pelo seu percurso no judo. A Equipa de Natação foi eleita Equipa do Ano, e Miguel Abrantes, também ligado à natação, recebeu o prémio de Treinador do Ano.
O Prémio Carreira Dual 2024/2025, que reconhece a conciliação exemplar entre percurso académico e desportivo, foi entregue a Iago Bebiano (canoagem) e Diogo Simões Fernandes (ginástica/trampolins), ambos estudantes que concluíram os seus estudos na Universidade de Coimbra neste ano letivo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE