Saúde

Doença rara ou problemas graves? O que as nódoas negras podem indicar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 07-10-2025

Imagem: depositphotos.com

Nódoas negras na pele, semelhantes a hematomas, que surgem espontaneamente ou após traumatismos leves, podem ser sinal de alerta. Normalmente aparecem nas pernas e coxas e, com o tempo, mudam de cor — do roxo para castanho e amarelo — até desaparecerem.

Uma das causas possíveis é a púrpura por melancolia, uma doença autoimune rara que afeta cerca de uma pessoa em cada dez mil. Este distúrbio surge frequentemente em situações de stress, ansiedade ou tristeza, embora os motivos exatos ainda não sejam conhecidos, pode ler-se na Forever Young.

Apesar de a púrpura por melancolia poder desaparecer sozinha, o uso de cremes ou pomadas pode ajudar na reabsorção do sangue extravasado. Contudo, especialistas alertam que nenhuma nódoa deve ser ignorada.

PUBLICIDADE

“As manchas podem ser a primeira manifestação de problemas de coagulação, do fígado ou da circulação sanguínea”, explica um especialista. Um grande número de hematomas também pode indicar fragilidade vascular. Antes de se considerar uma causa psicogénica, é essencial descartar causas orgânicas, como alterações plaquetárias, distúrbios de coagulação ou efeitos de medicamentos, através de investigação clínica rigorosa.

O alerta é claro: nódoas espontâneas não devem ser negligenciadas e exigem avaliação médica para garantir que não há problemas de saúde subjacentes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE