Na sexta-feira, Sua Alteza Sheikh Dr. Sultan bin Mohammed Al Qasimi, Membro do Conselho Supremo e Governante de Sharjah, na presença de Sua Alteza Sheikha Bodour bint Sultan Al Qasimi, Presidente da Sharjah Book Authority (SBA), inaugurou o Centro de Estudos Árabes na prestigiada Universidade de Coimbra.
Esta iniciativa marcante, a primeira do género em Portugal, é dedicada ao ensino da língua e da cultura árabes, e está sediada numa das mais antigas e conceituadas instituições académicas da Europa.
O governante lançou também a ‘Joanina Digital’, o arquivo digitalizado da Biblioteca Joanina da Universidade, e ofereceu à mesma o manuscrito original de Barbosa, datado de 1565. Além disso, assinou exemplares do seu livro ‘A Momentous Journey: The Complete Manuscript of “The Book of Duarte Barbosa 1565’, publicado em árabe, inglês e português.
PUBLICIDADE
Por fim, descerrou uma placa comemorativa assinalando a abertura oficial do Centro de Estudos Árabes e percorreu as instalações para conhecer os seus recursos e programas, que apoiam o ensino do árabe e a promoção da cultura árabe.
O Governante de Sharjah reuniu-se com estudantes e elogiou a sua dedicação ao estudo da língua árabe, sublinhando a sua riqueza cultural e artística, bem como o seu papel na preservação e ligação entre culturas.
O Centro foi criado com o apoio do Emirado e reflete a visão de Sua Alteza, o Governante de Sharjah, de expandir a presença da cultura árabe no panorama global. Está igualmente alinhado com os esforços de Sharjah e dos Emirados Árabes Unidos para construir pontes de intercâmbio intelectual e cultural entre o Oriente e o Ocidente.
PUBLICIDADE