A Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC) está a coordenar um projeto que tem como objetivo apoiar cuidadores informais de pessoas com demência e melhorar a qualidade de vida das famílias.
O projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Norton de Matos, a Administração Regional de Saúde do Centro, a Associação Alzheimer Portugal e a Câmara Municipal de Coimbra.
“Reduzir a institucionalização precoce e criar condições para que as pessoas com demência permaneçam mais tempo no seu ambiente familiar” são propósitos do projeto C2C – Capacity to Care (Cuidadores informais: Capacitar, para cuidar de pessoas com demência), conforme refere a sua coordenadora, a professora da ESEUC, Rosa Cândida Melo (ao centro na foto com membros da equipa). De acordo com a docente, doutorada em Enfermagem e mestre em Ciências da Educação, “um diagnóstico inicial, realizado junto de 30 cuidadores, revelou situações de sobrecarga intensa e falta de respostas sociais adequadas”.
PUBLICIDADE
Por outro lado, “entre as principais necessidades identificadas» por aquela amostra de pessoas cuidadoras de familiares com diminuição do desempenho cognitivo e comportamental, “destacam-se a compreensão dos sinais e sintomas da demência”, as “estratégias para lidar com comportamentos desafiantes” e um “maior acesso a informação sobre apoios disponíveis”, observa Rosa Cândida Melo.
No campo das intervenções para responder às necessidades sentidas, foi implementado um programa para capacitação para o exercício do papel de cuidador, com sete sessões semanais em grupo, realizadas de janeiro a março de 2025.
Já as pessoas com demência participam em sessões de estimulação cognitiva por reminiscência, dinamizadas pela professora da ESEUC, Isabel Gil, onde é vice-coordenadora da Unidade CientíficoPedagógica de Enfermagem do Idoso.
No âmbito do projeto C2C – Capacity to Care, a ESEUC acolhe e organiza, no próximo dia 5 de novembro, o II Encontro nacional “Cuidadores informais: dar voz, valorizar e cuidar de quem cuida”, que terá lugar no Polo B da instituição, em São Martinho do Bispo.
Nesta reunião, que pretende assinalar simbolicamente o Dia do Cuidador Informal, serão apresentados os resultados obtidos na implementação deste projeto, que está inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, pertencente à ESEUC.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE