Política

BE em Coimbra quer serviços essenciais em todas as freguesias: Saúde, transportes e balcões do cidadão

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 07-10-2025

Na Feira dos 7, em Coimbra, o Notícias de Coimbra esteve à conversa com José Manuel Pureza, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal, que destacou a importância da mobilização dos eleitores nas próximas eleições autárquicas, a 12 de outubro.

“Espero que haja precisamente uma mobilização grande das pessoas para que possamos mudar mesmo Coimbra e o seu concelho, para que as pessoas possam exprimir o cansaço que se sente quando falamos com elas sobre a vida que se mantém sempre igual”, afirmou José Pureza, apelando ainda à participação eleitoral.

O candidato apresentou o programa do Bloco de Esquerda, inspirado nas melhores práticas europeias, com foco em transportes, saúde, habitação, democracia local e combate às discriminações. “Nós temos tido uma Coimbra que é uma espécie de postal ilustrado para turistas, onde a especulação imobiliária é um dos grandes motores da economia da cidade e do concelho. Precisamos de uma ruptura com isso e de uma Coimbra cuja comunidade seja forte, cuide dos mais velhos e dos mais novos, dos discriminados, do ambiente e que seja uma referência em termos de democracia local”, disse.

PUBLICIDADE

José Manuel Pureza sublinhou ainda a necessidade de maior atenção às freguesias periféricas do concelho, muitas vezes afastadas de serviços essenciais: “Coimbra é um concelho que não é coeso. A periferia tem uma dimensão rural importante e está muitas vezes afastada da saúde ou do atendimento às pessoas. A população da Rocha Nova, da Sol 1 ou da Conchada não tem acesso adequado a serviços como unidades de saúde familiar ou extensões da Loja do Cidadão. Nada disto faz sentido, é uma questão de bom senso.”

O Bloco de Esquerda defende, assim, um desdobramento de pontos de acesso a serviços públicos em todo o concelho, promovendo igualdade de oportunidades e qualidade de vida para todas as freguesias.

“Temos que garantir que toda a população tenha acesso ao essencial para que a vida das pessoas seja uma vida boa. Isso é uma das nossas prioridades”, concluiu Pureza.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE