Primeira Página

Chouriço para uns e queijos para outros. Fumeiro do Mondego “grelha” os candidatos à Câmara de Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 07-10-2025

A manhã está animada na Feira dos 7, em Coimbra, onde o Notícias de Coimbra encontrou Pedro Mendes, do Fumeiro do Mondego, entre enchidos, queijos e… campanhas políticas.

“Hoje está animado, não costuma ser habitual, mas temos aí com força a propaganda”, comenta o produtor, apontando para as várias barracas montadas pelos partidos em plena reta final da campanha autárquica.

Entre risos, Pedro Mendes admite que até aproveita a ocasião: “Eles estão a dar sacos plásticos, é bom, assim a gente já não oferece. Pode usar os sacos do Chega e dos outros partidos.”

PUBLICIDADE

Natural de Penacova — “a fábrica é de Penacova, mas eu vivo em Mortágua” — o vendedor diz que “esta coboiada é por todo o lado”, referindo-se à azáfama das campanhas eleitorais.

Desafiado a associar os seus produtos aos sete candidatos à Câmara de Coimbra, Pedro Mendes mostrou criatividade e boa disposição. Ora para Ana Abrunhosa (Avançar Coimbra) vai “um queijinho artesanal picante.” Para José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra) “o salpicão”, para José Manuel Pureza (Bloco de Esquerda) “a nossa barriga fumada, um produto de excelência”.

Quanto à candidata do Chega, Maria Lencastre, “um chouriço comprido”, para Sancho Antunes (ADN) “o chouriço tradicional com colorau, fumado a lenha”. Francisco Queirós (CDU) levava “um chouriço de porco preto, tem mais gordura, é muito bom para grelhar” e, por fim Tiago Martins da Nova Direita “um chouriço picante.”

E o presunto? “O presunto não vai para ninguém, não merecem!”, responde entre gargalhadas.

Sobre a feira em si, o balanço é positivo: “Tem altos e baixos, como tudo, mas é uma feira razoável, é bom.”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE