Coimbra
Segundas Sem Carne invade Latada em Coimbra em defesa da sustentabilidade e bem-estar animal

Este domingo (5 de outubro), o movimento Segundas Sem Carne saiu à rua durante o Cortejo da Latada em Coimbra pela sustentabilidade, pela saúde pública e pelo bem-estar animal.
A ação deste domingo, nos Arcos do Jardim (Aqueduto de São Sebastião), contou com um momento performático em colaboração com o TEUC, campanha de sensibilização e recolha de assinaturas.
Na senda de iniciativas internacionais como Meatless Monday e Meat Free Monday (presentes em mais de 40 países), Segundas Sem Carne é um movimento estudantil e apartidário que encoraja a redução do consumo de carne, propondo que as cantinas da Universidade de Coimbra adotem, às segundas-feiras, um regime de refeições exclusivamente à base de plantas, garantindo uma maior oferta de pratos vegetarianos variados, saborosos e saudáveis.
PUBLICIDADE
O movimento pretende alcançar o seu objetivo a partir de iniciativas de sensibilização, formação e mobilização popular. Todas as segundas-feiras, à frente das cantinas e desde o início do ano letivo, o Segundas Sem Carne leva a cabo campanhas de sensibilização e debate acerca de temas como o ambiente, o sofrimento animal e a saúde pública. Para a mobilização da comunidade académica, o movimento tem recolhido assinaturas pessoalmente e online, mas também tem encorajado à organização pública através de reuniões abertas.
O movimento pretende também averiguar as opiniões e preocupações gerais dos trabalhadores dos SASUC (força laboral nas cantinas) no que toca ao seu trabalho e, mais especificamente, na confeção de pratos vegetarianos. Para além disso, o Segundas Sem Carne procura estabelecer uma parceria com a entidade formadora certificada para capacitar estes trabalhadores para a confeção de refeições vegetarianas nutricionalmente equilibradas e saborosas.
O Segundas Sem Carne desenvolve, ao mesmo tempo, uma pesquisa constante para assegurar a disseminação de material informativo e interativo de contextualização e divulgação científica. O movimento marcou presença nos Dias da Sustentabilidade da Universidade de Coimbra e está em contacto com organizações locais e internacionais, estabelecendo parcerias e sinergias com movimentos análogos.
Já nesta segunda-feira (6 de outubro), numa parceria entre o Segundas Sem Carne e o Cria’ctividade, realizar-se-á na Surreal República Solar des Kapängas uma oficina de culinária vegana, um jantar comunitário, a visualização de um filme e uma roda de conversa.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE