Política
CDU acusa presidente da Câmara de Coimbra de enganar motoristas dos transportes municipalizados

O candidato da CDU (coligação PCP/PEV) à Câmara de Coimbra acusou hoje o atual presidente do executivo e recandidato ao cargo, José Manuel Silva, da coligação Juntos Somos Coimbra, de enganar os motoristas dos transportes municipalizados.
O comunista Francisco Queirós, que integra o executivo municipal em regime de permanência, disse à agência Lusa que a atuação do autarca na questão dos transportes municipalizados tem sido “um constante engano, um embuste”.
“O presidente da Câmara, que se recandidata, prometeu aos motoristas dos Serviços Municipalizados de Transportes de Coimbra (SMTUC) que ia resolver situação das carreiras”, o que não aconteceu, sublinhou o candidato à agência Lusa.
PUBLICIDADE
A falta de regulamentação das carreiras dos motoristas dos SMTUC, que são considerados assistentes operacionais, tem funcionado como causa para a falta de profissionais naquele serviço.
O candidato da CDU, que hoje de manhã andou numa ação de campanha em freguesias não urbanas do norte do concelho, considerou que a falta de regulamentação da carreira dos motoristas, que depende de uma alteração legislativa, afasta os profissionais.
“Coimbra está farta destas promessas, principalmente do presidente da Câmara, que aparece em vários vídeos a prometer que resolvia o problema dos motoristas e a verdade é que continuamos com uma imensa falta de motoristas”, lamentou.
Francisco Queirós acusou o atual executivo da coligação Juntos Somos Coimbra de “não fazer voz grossa” junto da Assembleia da República para solucionar a situação, cuja consequência é o “mau funcionamento dos SMTUC, que não consegue chegar a todo o lado, como devia”.
O autarca acusou os dois maiores blocos partidários – PSD e PS – de não resolverem a situação no Parlamento e de, a nível local, dizerem uma coisa e, depois, na Assembleia da República, os seus deputados votarem contra os interesses de Coimbra.
“Há que exigir do Estado mais verbas, através do incentivo a mais transportes públicos, para que os SMTUC funcionem em pleno”, defendeu o candidato, salientando que a CDU está “ao lado dos motoristas e dos utentes, que querem transportes fiáveis e que cheguem a toda a parte”.
Além de Francisco Queirós, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt); a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN); o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega, Sancho Antunes, pelo ADN, e Tiago Martins, pela Nova Direita.
O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.
As eleições realizam-se no dia 12.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE