A eurodeputada Lídia Pereira ocupa a 18.ª posição em 720, no Índice de Influência da União Europeia 2025 da consultora Burson, sendo a portuguesa melhor classificada no ranking. O segundo português mais bem colocado é Francisco Assis, que surge na 55.ª posição.
O estudo, publicado pela consultora de comunicação Burson, avalia a capacidade dos eurodeputados de moldar a legislação europeia (influência parlamentar) e de impulsionar o debate público (influência pública), com base em indicadores como o desempenho legislativo, cargos políticos exercidos, visibilidade mediática e impacto em redes sociais.
Lídia Pereira tem vindo a afirmar-se como uma das vozes mais relevantes no Parlamento Europeu, onde é vice-presidente do Grupo do Partido Popular Europeu (PPE) desde o início do mandato, resultante das eleições de 2024, nas quais foi a única eurodeputada dos 21 portugueses a ser reeleita.
PUBLICIDADE
Além do reconhecimento agora alcançado, Lídia Pereira prepara-se para liderar, pelo segundo ano consecutivo, a delegação oficial do Parlamento Europeu à Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), que decorrerá em novembro, no Brasil. Ao longo dos últimos seis anos, tem-se destacado pela articulação entre as áreas da economia e ambiente, defendendo que a Europa deve ser capaz de “descarbonizar e crescer”, combinando transição climática, competitividade e inovação.
PUBLICIDADE