Economia
Preço deste alimento muito presente na mesa dos portugueses sobe como nunca

Imagem: depositphotos.com
Desde fevereiro de 2022 e com a escalada da inflação, a DECO PROteste tomou a iniciativa de realizar uma análise semanal dos preços de um cabaz constituído por 63 Produtos Alimentares Essenciais.
O cabaz inclui Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Peru, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre muitos outros.
Como é habitual, os valores do cabaz são comunicados aos meios de comunicação social neste formato. Em anexo segue o Excel com outros pormenores.
PUBLICIDADE
O preço da batata vermelha atingiu esta semana 1,40 euros por quilo, registando uma subida de 11% em apenas sete dias.
A Batata Vermelha aparece no topo da lista, o que indica que teve a maior variação de preço entre os produtos analisados.
Esta variação, analisada pela DECO PROteste pode estar associada a fatores sazonais, condições climáticas, custos de transporte ou aumento da procura.
Comparativamente, produtos como Medalhões de Pescada, Flocos de Cereais e Salsichas Frankfurt também sofreram alterações, mas menos significativas do que a batata vermelha.
Produtos frescos, como batata, brócolos e salmão, costumam ter maior volatilidade de preços, enquanto produtos embalados ou importados apresentam variações mais estáveis, salvo promoções ou mudanças cambiais.
PUBLICIDADE