Primeira Página

Esta caminhada desvenda histórias ocultas da Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 02-10-2025

Com a chegada do frio às encostas da Serra da Estrela, o Município de Seia promove no próximo dia 18 de outubro um passeio pedonal que promete mergulhar na história, nas lendas e no património natural da região, seguindo os caminhos traçados pela célebre Expedição Científica de 1881.

A iniciativa, organizada em parceria com o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, contará com a interpretação de técnicos especializados e da historiadora Helena Gonçalves Pinto, autora do livro “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, publicado em 2022 pela autarquia.

O percurso tem início junto à Capela da Senhora do Desterro e passa por locais emblemáticos como o Cabeço do Castro, a Ribeira da Caniça, o misterioso Buraco da Moura, o Souto da Lapa dos Dinheiros e a Ponte de Jugais, pontos carregados de memórias e de mitos da montanha.

PUBLICIDADE

publicidade

A Expedição Científica de 1881, organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa, marcou um momento ímpar na história nacional. Durante 15 dias, um grupo de eruditos explorou de forma sistemática a Serra da Estrela, produzindo um estudo pioneiro que reuniu conhecimento científico, cartográfico, antropológico e etnográfico sobre o território.

Mais de um século depois, este passeio procura recriar parte desse espírito explorador, convidando os participantes a redescobrir segredos da montanha mais alta de Portugal continental, num encontro entre natureza, ciência e memória coletiva.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE